Ir para do conteudo

Notícias

Campanha de vacinação contra febre amarela começa no Rio de Janeiro

No primeiro dia da campanha de vacinação contra febre amarela no Rio de Janeiro, as unidades de saúde adotaram estratégias diferentes para aplicar as doses, que passam a ser fracionadas e com período de imunização de oito anos.

A mobilização no município vai até o dia 9 de fevereiro, com a vacina fracionada disponível em 232 unidades da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). No sábado (27) ocorre o Dia D de vacinação, com todas as unidades funcionando das 8h às 17 horas, exclusivamente para a imunização contra a febre amarela, além de postos extras espalhados pela cidade.

A SMS lembra que não há casos da doença registrados na cidade do Rio de Janeiro, nem em macacos e nem em seres humanos.

Segundo a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), a dose fracionada já foi utilizada em 2016 na epidemia de febre amarela que atingiu países africanos e a eficácia foi comprovada em estudos feitos pela instituição.

As autoridades e especialistas alertam que os macacos também são vítimas da doença e não transmitem a febre amarela. Além dos pequenos primatas serem importantes para o monitoramento epidemiológico da circulação do vírus, é crime ambiental matar animais silvestres.

Fonte: Jornal do Brasil