Ir para do conteudo

Cursos

Psicomotricidade, Envelhecimento e Arte

Inscrição

Inscrições até 14 de Maio. Inscreva-se aqui!

Período de inscrições: 12/03 a 14/05/2021.

Objetivo

Seu objetivo central é abordar as questões contemporâneas do envelhecimento humano e sua relação com a Psicomotricidade e a Arte, em um curso teórico-prático, possibilitando sua aplicabilidade em contextos diversos a partir do aperfeiçoamento de profissionais na área da Gerontopsicomotricidade (Psicomotricidade voltada para o envelhecimento humano).

Público-Alvo e Pré-Requisito

Educadores, pedagogos, terapeutas, psicomotricistas, gerontólogos, cuidadores, demais profissionais e alunos que estudam e tenham interesse nos temas da Psicomotricidade, da Arte e do Envelhecimento. 

Documentação

----

Programa

Segundo a definição de Psicomotricidade da Associação Brasileira de Psicomotricidade: ”a Psicomotricidade é uma ciência que tem como objeto de estudo o homem através do seu corpo em movimento e em relação ao seu mundo interno e externo. Está relacionada a um processo de maturação onde o corpo é a origem das aquisições motoras, mentais e emocionais”. A Associação define sua ciência como sustentada por três conhecimentos básicos: o movimento, o intelecto e o afeto. A partir da tese de que o principal objeto de estudo da Psicomotricidade é o corpo – o corpo em movimento –, qualquer corpo que vive e que se movimenta é um corpo passível de ser trabalhado pela Psicomotricidade. Atualmente, observou-se, portanto, a importância desse estudo para trabalhar com todas as faixas etárias, especialmente, com idosos, que é o foco deste curso. Principais tópicos do curso: - Apresentação dos dois importantes eixos da Psicomotricidade: esquema corporal e imagem corporal.Quanto ao esquema corporal, atua na melhora da capacidade respiratória, na tonicidade, lateralidade e na equilibração corporal, nas questões espaço-temporal e de coordenação motora do corpo. Quanto à imagem corporal, atua na relação corpo-imagem e é de fundamental importância no trabalho com idosos, ao trabalhar com suas memórias, suas lembranças, suas histórias de vida, enfim, com a subjetividade do idoso e com a sua perspectiva frente à vida. - Estudo e proposta de textos (artigos, livros, dissertações e teses) de autores ligados ao campo da Psicomotricidade, da arte e do envelhecimento. - Elaboração de dinâmicas psicomotoras para que o aluno possa vivenciá-las de forma a trabalhar e aprimorar a relação com seu próprio corpo e com o corpo do idoso. - Apresentação do trabalho realizado, há 23 anos até a data presente, da Oficina “Psicomotricidade, Arte e Memória” da Universidade Aberta da Terceira Idade (UnATI) na UERJ.

Coordenação

Sandra Rabello

Instrutores

Profa. Cristie de Moraes Campello

Graduação em Comunicação Social (especialização em Cinema) na UFF; Especialização em Geriatria e Gerontologia na UnATI; Formação em Psicomotricidade pelo Instituto Anthropos de Psicomotricidade- RJ; Mestre em Memória Social no Programa de Memória Social da Unirio; Doutora em Memória Social no Programa de Memória Social da Unirio; Professora da Oficina de Psicomotricidade, Arte e Memória da Universidade Aberta da Terceira Idade (UnATI) na UERJ.

Criterio de avaliação

----

Local

Google Meet e estudo dirigido.

Carga Horária

40 horas.

Período de Realização

15,22,29/05 e 05/06/21.

Horário

Sábados, das 10h às 17h.

Valores

Matrícula online no valor de R$ 260,00.