Ir para do conteudo

Cursos

Ecologia de Paisagens: Quantificando Parâmetros Espaciais (EAD)

Inscrição

Inscrições até 30 de Abril. Inscreva-se aqui!

Período de inscrição: de 08/03/2021 a 30/04/2021.

Objetivo

A necessidade de compreender como mudanças no uso e cobertura da terra afetam a biodiversidade, sobretudo em regiões tropicais, tem destacado a importância das dinâmicas espaciais em pesquisas científicas e tomadas de decisão conservacionistas.

Neste contexto, a ecologia de paisagem vem se desdobrando no conhecimento de padrões espaciais, através de métodos que possibilitem a quantificação de atributos espaciais que representem a heterogeneidade das paisagens antrópicas. Assim, a importância de conhecer e compreender os índices que descrevem características de paisagens, e as ferramentas para tal quantificação, são fundamentais para um bom planejamento de pesquisa em regiões fragmentadas. Neste sentido, este curso se propõe a difundir os princípios da ecologia de paisagem, com ênfase no ensino da quantificação de paisagens.

Público-Alvo e Pré-Requisito

Alunos de graduação e pós-graduação, professores, profissionais da área ambiental (consultores, gestores, analistas, técnicos).

Documentação

  • Xerox da identidade;
  • Para alunos com desconto na categoria ESTUDANTE: comprovação de matrícula ativa em instituição de ensino médio, graduação ou pós-graduação na rede pública ou privada.
  • Para alunos com desconto na categoria PROFESSOR: comprovação de matrícula ativa como professor na rede pública de ensino.

Programa

1. Criação de paisagens

  • Delimitação de paisagem considerando uma região específica
  • Criação de paisagens a partir de pontos de referência espacial (pontos de amostragens)

2. Cálculo de métricas de paisagem V-Late

  • Cálculo de métricas de paisagem na escala da mancha