Ir para do conteudo

Cursos

Mestrado em Engenharia Eletrônica

Inscrição

As incrições estão encerradas. Para ser avisado sobre novas edições deste curso, cadastre-se aqui

 As inscrições serão realizadas no período de 27 de novembro de 2017 a 19 de janeiro de 2018, de segunda-feira a sexta-feira, das 10h às 12h e das 13h às 15h;

O boleto bancário deverá ser gerado na página do CEPUERJ.

 

 

 

 

 

Objetivo

----

Público-Alvo e Pré-Requisito

Portadores de diploma de graduação plena (bacharelado) em Engenharia, ciências exatas ou áreas afins, outorgado por Instituição de Ensino Superior oficial ou reconhecida pelo Conselho Nacional de Educação (CNE).

As vagas serão distribuídas nas linhas de pesquisa conforme a tabela 1, em edital.

Todos os candidatos serão submetidos a processo seletivo único.

A coordenação do programa reserva-se o direito de não preencher o total de vagas oferecido. 

Em cumprimento às Leis Estaduais nº 6.914/2014 e nº 6.959/15, que dispõem sobre o sistema de cotas para ingresso nos cursos de pós-graduação, mestrado, doutorado e especialização nas universidades públicas do Estado do Rio de Janeiro, fica reservado, para os candidatos comprovadamente carentes, um percentual de 30% (trinta por cento) das vagas oferecidas por linha de pesquisa, distribuído conforme Edital.

 

Documentação

a) Cópia frente e verso do diploma de graduação plena;

a.1) Candidatos cujos diplomas ainda não tiverem sido expedidos pela Instituição de Ensino Superior (IES) no ato da inscrição para o processo seletivo poderão se inscrever, desde que apresentem declaração da IES indicando as datas de conclusão e colação de grau de curso de graduação plena.

a.2) No caso de candidatos possíveis concluintes de curso de graduação plena, com término previsto até o início do período letivo 2018-1 do PEL (05 de março de 2018), é obrigatória a apresentação de declaração da IES de origem, indicando a data da provável conclusão do curso ou colação de grau.

a.3) No caso de candidatos com diploma de graduação plena emitido no exterior, é obrigatória a apresentação de cópias do diploma e histórico escolar, ambos com vistos consulares brasileiros quando cabíveis e traduzidos por tradutor público juramentado no Brasil. A tradução juramentada não é exigida para diplomas em inglês, francês ou espanhol.

b) Cópia do histórico escolar da graduação plena com a data da colação de grau; 

b.1) Cópia do histórico escolar da graduação com os registros até o semestre em questão, para os candidatos que estejam na condição expressa no item II.2.a.2.

 c) Currículo Lattes (http://lattes.cnpq.br/) atualizado;

d) Cópia da carteira de identidade;

e) Cópia do CPF;

f) Candidatos que desejam concorrer pelo sistema de cotas estabelecido nas Leis Estaduais nº 6.914/2014 e no 6.959/15 devem:

f.1) Declarar a sua condição de carência socioeconômica e optar por um único grupo de cotas no requerimento de inscrição;

f.2) Preencher, de acordo com as instruções e documentação específicas, o Formulário de Informações Socioeconômicas e os pertinentes formulários de autodeclaração e entregá-los, juntamente com a documentação comprobatória da carência econômica e da sua opção de cota. Esses documentos estão disponíveis em http://www.sr2.uerj.br/sr2/depg/;

g) Carta do candidato expondo sua motivação para cursar o Mestrado;

h) 02 (duas) fotos 3x4 de data recente (candidatos pelo sistema de cotas estabelecido nas Leis Estaduais nº 6.914/2014 e nº 6.959/15 devem fornecer uma foto 3x4 colorida adicional, que deve ser colada no formulário de autodeclaração de cota - negro/indígena);

i) Três cartas de recomendação de profissionais da área (modelo da carta disponível em http://www.pel.uerj.br), que devem ser enviadas por correio postal diretamente à coordenação do programa pelo profissional.

No ato da inscrição o candidato deverá informar uma única área de concentração e a linha de pesquisa de seu interesse.

Candidatos estrangeiros (não-residentes) deverão apresentar adicionalmente uma cópia de passaporte válido, com visto de entrada no Brasil, se cabível.

Programa

O programa de pós-graduação em Engenharia Eletrônica estrutura-se em torno de duas áreas de concentração e quatro linhas de pesquisa:

1. Área de Concentração: Redes de Telecomunicações:

a) Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos;

b) Sinais e Sistemas de Comunicações.

2. Área de Concentração: Sistemas Inteligentes e Automação:

c) Controle e Automação;

d) Sistemas Inteligentes.

Coordenação

Coordenação: Prof. Lisandro Lovisolo

Instrutores

----

Criterio de avaliação

O processo seletivo será constituído das seguintes etapas:

a) Análise do Curriculum Vitae e da carta do candidato expondo sua motivação para cursar o mestrado (caráter eliminatório e classificatório). 

a.1) Na análise da carta do candidato expondo sua motivação para cursar o mestrado e das cartas de recomendação, será valorizada a sua adequação à linha de pesquisa de interesse e às exigências acadêmicas do curso;

a.2) Na análise do Curriculum Vitae e do histórico escolar, será especialmente levada em consideração a produção científica, técnica e cultural do candidato, bem como seu desempenho durante o curso de graduação.

b) Defesa oral da carta de motivação para cursar o mestrado (apenas para os candidatos aprovados no item a, caráter classificatório).

Dos critérios para aprovação e seleção dos candidatos:

a) Será considerado aprovado na análise do Curriculum Vitae e das cartas o candidato que obtiver média mínima 7,0 (sete), obtida das etapas 1 e a.2 do processo seletivo (item IV);

b) Na “defesa oral da carta de motivação” será atribuída nota de 0 (zero) a 10 (dez);

c) Dos resultados das etapas a e b será extraída uma média final obtida pelo candidato;

d) A média final mínima para aprovação no processo seletivo será 7,0 (sete). O candidato poderá ser aprovado, mas não selecionado;

e) A classificação dos candidatos será divulgada em ordem decrescente das médias finais por área de concentração e linha de pesquisa;

f) Em caso de empate entre candidatos, a classificação será decidida com base nos seguintes critérios: 

f.1) Maior idade; f.2) Maior nota na Análise do Curriculum Vitae e das cartas; f.3) Maior nota na “defesa oral da carta de motivação”.

Local

a ser divulgado pela coordenação da atividade

Carga Horária

aprox. 2 anos

Período de Realização

a partir de março de 2018

Horário

a ser divulgado pela coordenação da atividade

Valores

Taxa de seleção: R$ 100,00 (cem reais)