Ir para do conteudo

Cursos

Fundamentos da Educação e Didática

Inscrição

As incrições estão encerradas. Para ser avisado sobre novas edições deste curso, cadastre-se aqui

Período de inscrição: 04/03 a 06/04/2021.

Objetivo

Geral:

Compreender os fundamentos e a prática da Educação Escolar na perspectiva da Pedagogia Histórico-crítica, por meio da elaboração e análise, em equipes, de um Plano de Trabalho Docente-discente.

Específicos:

- Pensar, repensar a função social da escola, a concepção pedagógica, em especial no que se refere à escola pública, mediante a proliferação dos modismos pedagógicos da atualidade;
- Instrumentalizar os professores da Educação Básica e Superior para atuação didática condizente com as características de seus cursos, turmas e alunos;
- Difundir o conhecimento e avançar na proposição do Projeto de Extensão Pedagogia Histórico-crítica na Educação Escolar
.

Público-Alvo e Pré-Requisito

Público-alvo:

Professores, Pedagogos, Estudantes e Profissionais das Ciências Humanas e Sociais.

Pré-requisito:

Ser Professor ou Pedagogo ou Estudante de Licenciaturas e/ou Profissionais das Ciências Humanas e Sociais.

Documentação

----

Programa

Plano de Trabalho Docente-discente;
Fundamentos da Educação e seus principais conceitos, autores e obras;
Pedagogia Histórico-crítica;
A pedagogia e as Ciências da Educação;
A didática como perspectiva teórico-prática;
A natureza e especificidade da educação escolar;
Articulação entre a Pedagogia Histórico-crítica e a Psicologia Histórico-cultural;
A apropriação crítica da taxonomia de Bloom – Os objetivos educacionais;
Oficina:O Plano de Trabalho Docente-discente na perspectiva da Pedagogia Histórico-crítica;
Avaliação do Plano de Aula;
Aula e avaliação.

Coordenação

Livaldo Teixeira da Silva

Instrutores

----

Criterio de avaliação

----

Local

Plataforma online.

Carga Horária

60 horas.

Período de Realização

13/04 a 18/05/2021.

Horário

Terças-feiras, das 19h às 22h.

Valores

Matrícula online no valor de R$ 200,00.