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Cursos

Especialização em Drogas, Sociedade e Práticas Educativas - Matrícula dos Selecionados

Inscrição

As incrições estão encerradas. Para ser avisado sobre novas edições deste curso, cadastre-se aqui

Observação: matrícula dos aprovados na seleção de 07 a 10/03/2025.

 

Período de inscrições: das 00h do dia 01/12/2024 às 23h59 do dia 14/02/2025.

As inscrições serão realizadas em duas etapas:

1ª etapa - retirada do boleto no site do Cepuerj;

2ª etapa - envio de toda documentação por e-mail.

Ambas etapas ocorrem dentro do mesmo período, conforme calendário do processo seletivo.

Atenção: é importante observar o edital.

Objetivo

O curso de especialização Lato Sensu tem como objetivos gerais:

1 - Analisar o contexto do proibicionismo às drogas instaurado no mundo contemporâneo, buscando compreender motivações, interesses, implicações trazidas às sociedades e à nossa, em especial;

2 - Compreender como aspectos das desigualdades sociais, étnico-raciais, de gênero etc. participam da dinâmica social de produção de punições, interdições, exclusões e eliminações em nome do proibicionismo às drogas, além de engendrar preconceitos, discriminações e segregações;

3 - Conhecer as abordagens às drogas recorrentes no campo da educação, através de programas e materiais educativos, buscando abranger seus conteúdos, estratégias metodológicas e finalidades pedagógicas político-ideológicas;

 E como objetivos específicos:

1 - Avaliar programas e materiais educativos (textuais, audiovisuais etc.) em circulação em nossa sociedade, identificando seus potenciais de uso nas especificidades de cada ambiente;

2 - Refletir sobre as práticas pedagógicas correntes e, sobretudo, as recorrentes nos espaços de ação educativa dos cursistas, observando seus impactos e repercussões;

3 – Identificar possibilidades de intervenção nos espaços educativos e instrumentalizá-los à produção de ações preventivo-educativas, tanto no âmbito formal quanto não-formal de ensino.

Diferente das propostas centradas na prática de guerra às drogas e em prejulgamentos acerca da temática, esta formação apoia-se no modelo educativo da Redução de Danos (RD) como prática mais acolhedora, crítica e democrática. Buscando um olhar diferenciado para as drogas, essa formação não centra na problemática das drogas em si, mas busca reconhecer e compreender o sujeito que usa a substância em seu contexto histórico-cultural e em suas vulnerabilidades. Dessa forma, é possível orientar os profissionais para promover intervenções que não só assegurem a escuta das angústias, dúvidas e receios dos jovens, mas que sejam assertivas nos encaminhamentos e proposições.

Público-Alvo e Pré-Requisito

O curso destina-se a portadores de diploma de curso de graduação plena em qualquer área do conhecimento emitido por Instituição de Ensino Superior (IES) oficial ou reconhecida pelo Conselho Nacional de Educação (CNE). No caso de profissionais que não sejam das áreas de Educação, Saúde e/ou Assistência, os mesmos deverão comprovar experiência profissional na área de Educação e Drogas.

Documentação

Ver edital.

Programa

Disciplina 1 – Educação sobre drogas: aspectos históricos, teóricos e conceituais: história das drogas: a história do consumo de drogas nas civilizações antigas; o consumo de álcool e as leis de interdição do álcool e outras drogas no mundo; a história da maconha e outras drogas no Brasil; multiplicidade de drogas, contextos e formas de uso: conceito de drogas, drogas ilícitas e lícitas; diferentes contextos e formas de uso de psicoativos;  a importância das práticas educativo-reflexivas nas escolas; proibicionismo; Redução de Danos (RD); dilemas entre o proibir e o reduzir danos.

Disciplina 2 - Educação, drogas e formação de professores: a formação do professor no Brasil; a formação do professor sobre drogas: caminhos possíveis; limitações e resistências para se falar sobre drogas na sala de aula; a importância do trabalho interdisciplinar e transversal nas escolas para promover prevenção do uso abusivo; cartilha do educador sobre drogas; o que são espaços de diálogo e aprendizagem; contribuições da pedagogia da autonomia para educação e drogas; questões norteadoras e debates críticos sobre drogas; o que desejamos ao falar sobre drogas?

Disciplina 3 – Iniciativas pedagógicas, programas e materiais educativos sobre drogas: seleção, análise e produção. O PCN sobre saúde e as orientações sobre Educação e drogas; A BNCC e seus TCTs: entendendo as implicações das mudanças recentes; lei 11.343 e as práticas preventivas nas escolas; SENAD, ABRAMD, CEBRID e outras instituições; coletivos, Associações e Grupos de Pesquisa e Trabalhos sobre Drogas no Brasil; programas e cursos (para educadores e estudantes) em educação sobre drogas no país; materiais educativos sobre drogas produzidos no país; os livros didáticos e paradidáticos e seus potenciais educativos; o mundo das imagens na educação sobre drogas; audiovisualidades, educomunicação e educação sobre drogas; outros recursos artísticos disparadores de debates educativo-reflexivos sobre drogas.

Disciplina 4 - Metodologias de pesquisa e elaboração de projetos em educação sobre drogas: bases gerais da pesquisa em ensino; formas e tipos de pesquisa; bases de dados, levantamento de informações e pesquisa quanti-qualitativa; publicações e artigos na área de educação/ensino; etapas da produção de um artigo no campo da educação e drogas e áreas afins; escrita de artigos e outros documentos segundo a ABNT; bases para a produção do artigo científico em educação sobre drogas; técnicas de análise, interpretação e produção de material educativo sobre álcool, medicamentos e outras drogas; visualidade na comunicação; orientação para a escrita de manuscritos de relato de experiência a partir da intervenção realizada; conselho de ética em pesquisa e suas finalidades.

Disciplina 5 – Atividades complementares em educação sobre drogas: o módulo estimula o cursista a explorar outras iniciativas remotas ou assíncronas em educação sobre drogas no Brasil, tais como cursos de extensão, rodas de debate, participação de congressos e encontros regionais do campo de Educação, com foco nos trabalhos educativos sobre drogas.

Coordenação

Maria Lourdes da Silva.

Instrutores

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Criterio de avaliação

O processo seletivo será constituído por duas etapas:

a)    Eliminatória – carta de intenção de até 2 laudas, revelando os interesses em cursar a lato sensu;
b)    Classificatória – análise do Curriculum Vitae.


a)    Será homologada a inscrição que apresentar toda a documentação. Candidatos sem a documentação completa estarão automaticamente desclassificados.
b)    Será aprovado na etapa  eliminatória o candidato que obtiver nota mínima 7,0 (sete).  Os critérios de avaliação da carta de intenção encontram-se no anexo II deste edital.
c)    A nota do currículo é classificatória. Os critérios de avaliação do currículo encontram-se no anexo III deste edital.
d)    A nota final do candidato será obtida pela média aritmética das notas da carta de intenção e do currículo.
e)    Serão classificados para as vagas oferecidas os candidatos com as maiores notas finais. A depender do resultado o candidato poderá ser aprovado, mas não classificado.
f)    No caso de empate na média final, a classificação dos candidatos será decidida com base nos seguintes critérios:
-    Menor renda (Lei nº 8469, de 15 de julho de 2019 do Rio de Janeiro);
-    Maior idade do candidato (art.27 da Lei 10.741/2003);
-    Maior nota obtida na carta de intenção;
-    Maior nota obtida na análise do Curriculum Vitae.

Local

A confirmar com a coordenação.

Carga Horária

360h.

Período de Realização

24 de março a 12 de dezembro de 2025.

Horário

O curso será oferecido no formato EAD.

Valores

Inscrição: R$ 100,00 (cem reais).  

Matrícula e mensalidades: o valor total de R$ 500,00 (quinhentos reais) poderá ser pago em parcela única no ato da matrícula ou em 2 parcelas de R$ 250,00 (duzentos e cinquenta reais), sendo a primeira no ato da matrícula e a segunda com vencimento para abril de 2025.