Ir para do conteudo

Cursos

Mestrado em Educação FFP - Processos formativos e desigualdades sociais

Inscrição

As incrições estão encerradas. Para ser avisado sobre novas edições deste curso, cadastre-se aqui

26/09/2019 a 17/10/2019 - Terças e Quintas das 10 às 16 horas.

Atenção! O boleto de inscrição só poderá ser gerado até as 12h do dia 17/10/19, conforme determinado no Edital;

Candidatos residentes a mais de 200km da cidade do Rio de Janeiro deverão pagar a inscrição e encaminhar documentação por SEDEX até o dia 09/10/2019, conforme determinado no Edital;

Demais dúvidas, consultar o Edital anexo.

 

Objetivo

Fornecer subsídios para a formação teórico-investigativa dos interessados pelas questões educacionais e bubuscar, deste modo , fortalecer política e epstemologicamente o seu compromisso com a educação. Esperamos contribuir para a superação dos desafios colocados à democratização social e política da sociedade brasileira.

Público-Alvo e Pré-Requisito

Portadores de diploma de graduação em Educação ou áreas afins, outorgado por Instituição de Ensino Superior (IES) oficial e reconhecida pelo Conselho Nacional de Educação (CNE).

Documentação

a) Formulário de inscrição preenchido (anexo I);

b) Original e cópia da Carteira de Identidade, não sendo aceitos a Carteira Nacional de Habilitação ou documento de identificação de Orgão Profissional;

c) Origional e cópia frente e verso do Diploma de Graduação em Educação ou áreas afins;

PARÁGRAFO ÚNICO: Os candidatos cujos diplomas ainda não tiverem sido expedidos  pelas IES no ato da inscrição para o processo seletivo poderão se inscrever, desde que apresentem declaração da IES indicando DATA DE COLAÇÃO DE GRAU JÁ EFETUADA.

d) Original e cópia do Histórico Escolar completo da graduação, com todos os registros feitos até a data da inscrição.

e) Currículo Lattes completo e atualizado

f) Pré-projeto de Pesquisa em 03(três) vias. Modelo (AnexoIII): O candidato deverá informar no pré-projeto a linha de pesquisa na qual pretende desenvolver sua pesquisa e um/a possível orientador/a (VER ANEXO IV) Essa sugestão tem apenas caráter indicativo não tendo a  obrigatoriedade de ser acatada pelo Colegiado dp PPGEDU. Sugere-se aos candidatos que leiam a descrição das linhas de pesquisa na página do programa (http://ppgedu.ffp.uerj.br) e o Currículo Lattes dos professores da linha pretendida, tendo em vista indicar tanto na linha como o orientador que tenham afinidade com a temática proposta.

g) No ato da inscrição, o candidato deverá OPTAR POR UM IDIOMA da prova de Língua Estrangeira entre os arrolados, abaixo:

  1. Espanhol;
  2. Inglês;
  3. Francês;  

h) No caso de concorrer pelo sistema de cotas estabelecido nas Leis Estaduais nº 6914/2014 e nº 6.959/2015, adotar os seguintes procedimentos:

      h.1) Declarar a sua condição de carência socioeconômica, conforme as instruções constantes no Manual do Sistema de Cotas e optar por um único grupo de cotas no requerimento de inscrição (Anexo IV);

      h.2) Preencher o Formulário de informações Socioeconômicas (ANEXO IV) e entregá-lo, juntamente com a documentação comprobatória da carência econômica e da sua opção de cota, em envelope lacrado (as instruções e documentação específica para concorrer às vagas reservadas pela Lei Estadual nº 6914/2014 estão estabelecidas no ANEXO IV) na Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais nos dia previstos no calendário (ANEXO I).

j) Candidatos estrangeiros deverão apresentar original e cópia do diploma de graduação plena e histórico escolar completo com vistos consulares brasileiros e tradução feita pelo tradutor público juramentado no Brasil (não é necessário traduzir se for inglês, francês ou espanhol) e original e cópia do passaporte válido com visto de entrada no Brasil, se cabível.

K) Candidatos brasileiros com diploma de graduação plena emitido no exterior deverão apresentar originais e cópias do diploma e histórico escolar, ambos, com vistos consulares brasileiros e traduzidos por tradutor público juramentado no Brasil (não é necessário traduzir se for inglês, francês ou espanhol).

Programa

----

Coordenação

Anelice Astrid Ribetto

Instrutores

----

Criterio de avaliação

  • Prova escrita, de caráter eliminatório, sem consulta;
  • Defesa de Pré-projeto do candidato em entrevista (Caráter eliminatório);
  • Exame de Suficiência em Língua Estrangeira (Caráter eliminatória);
  • Candidatos estrangeiros deverão prestar Exame de Proficiência em Língua Portuguesa, exceto aqueles oriundos de países lusófonos;
  • Poderá solicitar isenção na prova de língua estrangeira o candidato oriundo de país cujo idioma oficial seja o mesmo da prova aplicada na seleção.

       Em caso de dúvidas, consultar o Edital.

Local

A ser divulgado pela Coordenação

Carga Horária

2 anos

Período de Realização

A partir do Primeiro semestre de 2020

Horário

A ser divulgado pela Coordenação

Valores

Valor da Inscrição: R$100,00 ( cem reais)