Ir para do conteudo

Cursos

Mestrado em Educação - FFP

Inscrição

Inscrições até 26 de Outubro. Inscreva-se aqui!

De 26 de setembro a 26 de outubro de 2017, às terças e quintas-feiras, das 9 horas às 16 horas.

Objetivo

Fornecer subsídios para a formação teórico-investigativa dos interessados pelas questões educacionais e buscar, deste modo, fortalecer política e epistemologicamente o seu compromisso com a educação. Esperamos contribuir para a superação dos desafios colocados à democratização social e política da sociedade brasileira.

Público-Alvo e Pré-Requisito

Portadores de diploma de graduação em Educação ou áreas afins, outorgado por Instituição de Ensino Superior (IES) oficial ou reconhecida pelo Conselho Nacional de Educação (CNE).

Documentação

 

  1. a) Formulário de inscrição preenchido (Anexo I);
  2. b) Original e cópia da Carteira de Identidade, não sendo aceitos a Carteira Nacional de Habilitação ou documento de identificação de Órgão Profissional.
  3. c) Original e cópia frente e verso do Diploma de Graduação em Educação ou áreas afins.

PARÁGRAFO ÚNICO: os candidatos cujos diplomas ainda não tiverem sido expedidos pela IES no ato da inscrição para o processo seletivo poderão se inscrever, desde que apresentem declaração da IES indicando data de colação de grau já efetuada. PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO – PROCESSOS FORMATIVOS E DESIGUALDADES SOCIAIS CURSO DE MESTRADO ACADÊMICO EDITAL DE SELEÇÃO – 2018/1

  1. d) Original e cópia do Histórico Escolar completo da graduação com todos os registros feitos até a data da inscrição. e) Currículo Lattes f) Pré-projeto de Pesquisa em 3(três)vias. Modelo (Anexo III): O candidato deverá informar no pré-projeto a linha de pesquisa na qual pretende desenvolver sua pesquisa e um/a possível orientador/a (VER ANEXO V) Essa sugestão tem apenas caráter indicativo não tendo a obrigatoriedade de ser acatada pelo Colegiado do PPGEDU. Sugere-se aos candidatos que leiam a descrição das linhas de pesquisa na página do programa (http://ppgedu.ffp.uerj.br) e o Currículo Lattes dos professores da linha pretendida, tendo em vista indicar tanto a linha como o orientador que tenham afinidade com a temática proposta. g) No ato da inscrição, o candidato deverá optar por um idioma da prova de Língua Estrangeira entre os arrolados, abaixo: 1. Espanhol;
  2. Inglês;
  3. Francês.
  4. h) 2fotos 3x4, de data recente, com identificação no verso;
  5. i) . No caso de concorrer pelo sistema de cotas estabelecido nas Leis Estaduais nº 6914/2014 e nº 6.959/2015, adotar os seguintes procedimentos:

i.1) declarar a sua condição de carência socioeconômica, conforme as instruções constantes no Manual do Sistema de Cotas e optar por um único grupo de cotas no requerimento de inscrição (Anexo IV);

1.2) preencher o Formulário de Informações Socioeconômicas (Anexo IV) e entregá-lo, juntamente com a documentação comprobatória da carência econômica e da sua opção de cota, em envelope lacrado (as instruções e documentação específica para concorrer às vagas reservadas pela Lei Estadual n 6914/2014 estão estabelecidas no Anexo IV) na Secretaria Do Programa de Pós-Graduação em Educação- Processos Formativos e Desigualdades Sociais nos dias previstos no Calendário (Anexo I)

  1. j) . Candidatos estrangeiros deverão apresentar original e cópia do diploma de graduação plena e histórico escolar completo com vistos consulares brasileiros e tradução feita por tradutor público juramentado no Brasil (não é necessário traduzir se for inglês, francês ou espanhol) e original e cópia do passaporte válido com visto de entrada no Brasil, se cabível.
  2. k) Candidatos brasileiros com diploma de graduação plena emitido no exterior deverão apresentar originais e cópias do diploma e histórico escolar, ambos, com vistos consulares brasileiros e traduzidos por tradutor público juramentado no Brasil (não é necessário traduzir se for inglês, francês ou espanhol).

Programa

----

Coordenação

Anelice Astrid Ribetto

Instrutores

HELENA AMARAL DA FONTOURA
MARCIA SOARES DE ALVARENGA
INES BARBOSA DE OLIVEIRA
JACQUELINE DE FATIMA DOS SANTOS MORAIS
LUIZ FERNANDO SANGENIS
LUCIA VELLOSO MAURICIO
MAIRCE DA SILVA ARAUJO
MARIA TEREZA GOUDART TAVARES
SONIA DE OLIVEIRA CAMARA RANGEL
ANELICE ASTRID RIBETTO
INÊS FERREIRA DE SOUZA BRAGANÇA
ROSIMERI DE OLIVEIRA DIAS
ALEXANDRA GARCIA FERREIRA LIMA
REGINA DE FÁTIMA DE JESUS
DENIZE SEPULVEDA
VÂNIA LEITE

Criterio de avaliação

a) Prova escrita;
b) Defesa do projeto;
c) Exame de suficiência em língua estrangeira

 

 

Local

----

Carga Horária

----

Período de Realização

----

Horário

----

Valores

Taxa de inscrição: R$ 100,00