Inscrição
As incrições estão encerradas. Para ser avisado sobre novas edições deste curso, cadastre-se aqui
Período de inscrição: de 11/12/2023 a 08/04/2024.
Objetivo
* Conscientizar sobre o autismo e, com isso, organizar as aulas de Educação Física escolar;
* Analisar o processo histórico de organização do corpo da pessoa com deficiência;
* Compreender o que é o Transtorno do Espectro Autista;
* Organizar uma proposta de atuação da Educação Física Escolar a partir dessa consciência;
* Através do conteúdo programático da Educação Física, propor vivências práticas realizadas a partir de experiências reais desenvolvidas com alunos no Espectro Autista.
Público-Alvo e Pré-Requisito
O curso tem como público principal professores e estudantes de Educação Física, mas não será restrito aos demais interessados, como pedagogos, psicólogos, mediadores educacionais, profissionais da saúde ou qualquer área afim.
Documentação
Cópia e original de documento oficial com foto (RG e CPF).
Programa
1- Autores de referência: Eugene Bleuler, Gruny Sukhareva, Melaine Klein; Léo Kanner, Mayra Gaiato; Lucelmo Lacerda, entre outros;
2- Analisar o conceito e o processo de organização da deficiência e do corpo desta pessoa ao longo do processo de construção histórica;
3- Compreender as distinções entre uma educação inclusiva, integradora, segregadora e excludente;
4- Compreender o modelo médico da deficiência e o modelo social da deficiência;
5- Compreender as distinções entre educação inclusiva e educação especial;
6- Compreender o que é o Transtorno do Espectro Autista (TEA);
7- Quais são os protocolos diagnósticos usados e os protocolos que as escolas utilizam;
8- Compreender as diferenças entre um aluno típico e um aluno atípico;
9- Aprender as estruturas neurológicas singulares que caracterizam o TEA;
10- Conhecer as áreas da Educação Física, assim como os autores;
11- Educação Física Escolar e Psicomotricidade: propostas correlatas de atuação;
12- O que é Plano Educacional Individualizado (PEI)?
13- A Educação Física Escolar e a Psicopedagogia;
14- Mitos sobre o autismo;
15- Treinamento desportivo e autismo (teoria e prática);
16- Dança e autismo (teoria e prática);
17- Lutas e autismo (teoria e prática);
18- Jogos, brincadeiras e autismo (teoria e prática): o que é psicomotricidade?
Coordenação
Prof.ª Dra. Thais Vianna Maia (coordenadora geral).
Prof. Me. Rafael Romano (coordenador adjunto).
Instrutores
Prof. Me. Romulo Caccavo.
Prof. Esp. Mauricio Fidelis.
Psicóloga Tamires Ferreira.
Criterio de avaliação
Após a finalização do conteúdo, cada aluno deverá elaborar um PEI que será apresentado para a turma, e por fim a turma será dividida em 6 grupos (em média) e cada um deles ficará responsável por elaborar um plano de aula de acordo com o perfil do aluno recebido. Cada grupo receberá um conjunto de características de um aluno autista e deverá montar uma aula para ele. A aula será apresentada na prática para os outros grupos. O plano de aula deverá ser apresentado.
Local
Rua São Francisco Xavier, 524, Maracanã, Centro de Capacitação Profissional Jaime Lisandro Pacheco - CCP, ao lado do Ginásio de Esportes.
Carga Horária
40h.
Período de Realização
De 13/04/2024 a 11/05/2024.
Horário
Sábados, das 09h às 14h.
Valores
Valor do investimento: R$ 270,00.
À vista (10% de desconto): R$ 243,00.
Parcelado: taxa de matrícula de R$ 135,00 no ato da inscrição + 01 parcela de R$ 135,00 vencimento em 05/05/2024.