Ir para do conteudo

Cursos

Autismo e Educação Física Escolar: da Compreensão à Intervenção

Inscrição

As incrições estão encerradas. Para ser avisado sobre novas edições deste curso, cadastre-se aqui

Período de inscrição: de 11/12/2023 a 08/04/2024.

Objetivo

* Conscientizar sobre o autismo e, com isso, organizar as aulas de Educação Física escolar;

* Analisar o processo histórico de organização do corpo da pessoa com deficiência;

* Compreender o que é o Transtorno do Espectro Autista;

* Organizar uma proposta de atuação da Educação Física Escolar a partir dessa consciência;

* Através do conteúdo programático da Educação Física, propor vivências práticas realizadas a partir de experiências reais desenvolvidas com alunos no Espectro Autista.

Público-Alvo e Pré-Requisito

O curso tem como público principal professores e estudantes de Educação Física, mas não será restrito aos demais interessados, como pedagogos, psicólogos, mediadores educacionais, profissionais da saúde ou qualquer área afim.

Documentação

Cópia e original de documento oficial com foto (RG e CPF).

Programa

1- Autores de referência: Eugene Bleuler, Gruny Sukhareva, Melaine Klein; Léo Kanner, Mayra Gaiato; Lucelmo Lacerda, entre outros;

2- Analisar o conceito e o processo de organização da deficiência e do corpo desta pessoa ao longo do processo de construção histórica;

3- Compreender as distinções entre uma educação inclusiva, integradora, segregadora e excludente;

4- Compreender o modelo médico da deficiência e o modelo social da deficiência;

5- Compreender as distinções entre educação inclusiva e educação especial;

6- Compreender o que é o Transtorno do Espectro Autista (TEA);

7- Quais são os protocolos diagnósticos usados e os protocolos que as escolas utilizam;

8- Compreender as diferenças entre um aluno típico e um aluno atípico;

9- Aprender as estruturas neurológicas singulares que caracterizam o TEA;

10- Conhecer as áreas da Educação Física, assim como os autores;

11- Educação Física Escolar e Psicomotricidade: propostas correlatas de atuação;

12- O que é Plano Educacional Individualizado (PEI)?

13- A Educação Física Escolar e a Psicopedagogia;

14- Mitos sobre o autismo;

15- Treinamento desportivo e autismo (teoria e prática);

16- Dança e autismo (teoria e prática);

17- Lutas e autismo (teoria e prática);

18- Jogos, brincadeiras e autismo (teoria e prática): o que é psicomotricidade?

Coordenação

Prof.ª Dra. Thais Vianna Maia (coordenadora geral).
Prof. Me. Rafael Romano (coordenador adjunto).

Instrutores

Prof. Me. Romulo Caccavo.

Prof. Esp. Mauricio Fidelis.

Psicóloga Tamires Ferreira.

Criterio de avaliação

Após a finalização do conteúdo, cada aluno deverá elaborar um PEI que será apresentado para a turma, e por fim a turma será dividida em 6 grupos (em média) e cada um deles ficará responsável por elaborar um plano de aula de acordo com o perfil do aluno recebido. Cada grupo receberá um conjunto de características de um aluno autista e deverá montar uma aula para ele. A aula será apresentada na prática para os outros grupos. O plano de aula deverá ser apresentado.

Local

Rua São Francisco Xavier, 524, Maracanã, Centro de Capacitação Profissional Jaime Lisandro Pacheco - CCP, ao lado do Ginásio de Esportes.

Carga Horária

40h.

Período de Realização

De 13/04/2024 a 11/05/2024.

Horário

Sábados, das 09h às 14h.

Valores

Valor do investimento: R$ 270,00.

À vista (10% de desconto): R$ 243,00.

Parcelado: taxa de matrícula de R$ 135,00 no ato da inscrição + 01 parcela de R$ 135,00 vencimento em 05/05/2024.