Ir para do conteudo

Cursos

Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação - Campus Baixada Fluminense

Inscrição

As incrições estão encerradas. Para ser avisado sobre novas edições deste curso, cadastre-se aqui

De 15/08/2017 a 12/09/2017, das 12h às 16h.

Obs.: Ao clicar no link, você realizará o processo para geração do boleto. As inscrições serão realizadas na FEBF.

Objetivo

O PPG/ECC tem como principal objetivo a formação de pesquisadores, visando a qualificar futuros mestres mobilizados para investigar e compreender as causas e expressões dos problemas vivenciados nas periferias urbanas, relacionando-os com as questões da educação, da cultura e da comunicação.

Público-Alvo e Pré-Requisito

Portadores de diploma de graduação plena, outorgado por Instituição de Ensino Superior (IES) oficial reconhecida pelo Conselho Nacional de Educação (CNE).

Documentação

a)Comprovante original de pagamento da taxa de inscrição;

b)Ficha de inscrição devidamente preenchida (Anexo V); 

c)Cópia da Carteira de Identidade, não sendo aceitos a Carteira Nacional de Habilitação ou documento de identificação de Órgão Profissional.

d)Cópia frente e verso do Diploma de Graduação Plena (em qualquer área de conhecimento) emitido por curso reconhecido pelo Conselho Nacional de Educação apresentem declaração da IES com as datas de conclusão e colação de grau de curso de graduação do candidato;

 d.2) no caso de candidatos possíveis concluintes de curso de graduação, com término no segundo semestre do ano de 2017, é obrigatória a apresentação de declaração da IES de origem, indicando o período em curso, e preenchimento e assinatura, pelo candidato, de Termo de Compromisso tomando ciência que a conclusão do curso e colação de grau não poderá ultrapassar a data prevista de matrícula no PPGECC (Anexo VIII)..

 e) Cópia do Histórico Escolar completo da graduação com todos os registros feitos até a data da inscrição.

f) Currículo Lattes completo(Cadastro e preenchimento do mesmo através do site: http://lattes.cnpq.br/);

g) 3 (três) fotografias 3x4, de data recente;

h) Na ficha da inscrição, o candidato deverá optar pelo idioma de Língua Estrangeira, a saber:Inglês, Espanhol ou Francês.

i) Na ficha de inscrição, o candidato deverá solicitar a isenção da prova de Língua Estrangeira, quando for o caso, desde atenda ao que estabelece o item 6.4 deste EDITAL.

j) Anteprojeto de pesquisa em 02 cópias, contendo a indicação da Linha de pesquisa e o nome do orientador de interesse do candidato nas duas cópias. A distribuição dos orientadores, vagas e resumos dos Projetos de Pesquisa constam do ANEXO III. O modelo para elaboração do Projeto consta no ANEXO II do presente EDITAL;

Parágrafo único: A indicação não garante a definição prévia do orientador que é reponsabilidade dos professores orientadores a partir da análise da adequação do anteprojeto aos projetos de pesquisa em curso.

k) No caso de concorrer pelo sistema de cotas estabelecido nas Leis Estaduais nº 6914/2014 e nº 6.959/2015, adotar os seguintes procedimentos:

k.1)declarar a sua condição de carência socioeconômica (de acordo com o disposto no Manual do Sistema de Cotas disposto no ANEXOVI) e optar por um único grupo de cotas na ficha de inscrição (ANEXOV);

k.2) preencher o Formulário de Informações Socioeconômicas (ANEXOVII) e entregá-lo, juntamente com a documentação comprobatória da carência econômica e da sua opção de cota, em envelope lacrado (as instruções e documentação específica para concorrer às vagas reservadas pela Lei Estadual n 6914/2014 estão estabelecidas no ANEXOVI) na Secretaria do PPGECC no momento da inscrição.l) Candidatos estrangeiros deverão apresentar original e cópia do diploma de graduação plena e histórico escolar completo com vistos consularesbrasileiros e tradução feita por tradutor público juramentado no Brasil (não é necessário traduzir se for inglês, francês ou espanhol) e original e cópia do passaporte válido com visto de entrada no Brasil, se cabível.

m) Candidatos brasileiros com diploma de graduação plena emitido no exterior deverão apresentar originais e cópias do diploma e histórico escolar, ambos, com vistos consulares brasileiros e traduzidos por tradutor público juramentado no Brasil (não é necessário traduzir se for inglês, francês ou espanhol).

Programa

Temas, problemas e perspectivas atuais da educação, da cultura e da comunicação - com ênfase, embora não exclusiva, nas formas como esses temas se fazem presentes nas periferias urbanas. Não há qualquer indicação de bibliografia básica.

Linhas de pesquisa:

a) Educação, Comunicação e Cultura;
b) Educação, Escola e seus Sujeitos Sociais;
c) Educação, Movimentos Sociais e Diferenças.

Coordenação

Talita Vidal Pereira (coordenadora)
Ivanildo Amaro de Araujo (coordenador adjunto)

Instrutores

ALITA VILLAS BOAS DE SÁ REGO

AMÁLIA CRISTINA DIAS DA ROCHA BEZERRA

AMELIA ESCOTTO DO AMARAL RIBEIRO

ANA PAULA PEREIRA DA GAMA ALVES RIBEIRO

AURA HELENA RAMOS

GABRIELA DOS SANTOS BARBOSA

GILCILENE DE OLIVEIRA DAMASCENO BARAO

GUSTAVO REBELO COELHO DE OLIVEIRA

HELIO RAYMUNDO SANTOS SILVA

HENRIQUE GARCIA SOBREIRA

IVANILDO AMARO DE ARAUJO

KELLY CRISTINA RUSSO DE SOUZA

LILIANE LEROUX

MARIA ALICE REZENDE GONCALVES

MARIA ISABEL RAMALHO ORTIGAO

MARIO SERGIO IGNACIO BRUM

MAURO HENRIQUE DE BARROS AMOROSO

NEIVA VIEIRA DA CUNHA

NIELSON ROSA BEZERRA

SÔNIA BEATRIZ DOS SANTOS

SONIA REGINA MENDES DOS SANTOS

TALITA VIDAL PEREIRA

WANIA REGINA COUTINHO GONZALEZ 

Criterio de avaliação

a) Prova escrita;
b) Análise do anteprojeto de pesquisa;
c) Arquição oral do anteprojeto;
c) Prova de uma língua estrangeira.

Local

Faculdade de Educação da Baixada Fluminense - Rua General Manoel Rabelo, s/n - Vila São Luís, Duque de Caxias - RJ

Carga Horária

645 h/a

Período de Realização

----

Horário

----

Valores

Taxa de seleção: R$ 100,00.