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Cursos

Doutorado em Meio Ambiente

Inscrição

Inscrições até 30 de Abril. Inscreva-se aqui!

De 05/04/18 a 30/04/18

Objetivo

Organizar, sistematizar e consolidar um locus de formação de recursos humanos que atendam às demandas impostas por uma agenda atenta às questões socioambientais.

Público-Alvo e Pré-Requisito

Portadores de diploma de pós-graduação stricto sensu, em todas as áreas do conhecimento, outorgados por instituição oficial ou reconhecida pelo CNE.

Documentação

Somente os candidatos aprovados na prova de inglês deverão entregar os documentos obrigatórios: diretamente na secretaria do Programa, ou via SEDEX endereçado à secretaria do PPGMA (só serão aceitas correspondências com carimbo de envio até a data de 21 de maio de 2018), ou através de terceiro (autorizado por meio de procuração com data referente ao último ano), durante os 3 (três) dias indicados no Calendário encontrado no Anexo I. Certificar-se da chegada da documentação é responsabilidade do candidato.
a) Cópias legíveis da Carteira de Identidade e do CPF, não sendo aceitos a Carteira Nacional de Habilitação ou documento de identificação de Órgão Profissional.
b) Cópia, frente e verso, legível, do Diploma de Pós-graduação stricto-sensu em qualquer área do conhecimento.
b.1. Caso a Instituição de Ensino Superior (IES) não tenha expedido o diploma a que faz jus o candidato na ocasião da inscrição no processo seletivo, aceitar-se-á declaração da IES indicando a data em que ocorreu
a defesa da dissertação de mestrado do candidato, acompanhada de cópia da ata de aprovação da defesa.
c) Cópia legível do Histórico Escolar do curso correspondente à alínea anterior.
d) 02 (duas) fotos 3x4 coloridas, de data recente.
e) Curriculum Vitae no formato LATTES (CNPq) atualizado. A documentação comprobatória deve ser encadernada e organizada segundo a ordenação expressa no anexo IV. As cópias dos documentos comprobatórios devem ser numeradas, no canto superior direito, com o número do item referente à produção, atribuído de acordo com o Anexo IV - Autonumeração.
f) Esse conjunto – CV Lattes, documentos comprobatórios e Anexo IV – deve estar encadernado em espiral e separado de todos os outros documentos.
g) 02 (duas) cartas de recomendação em formulário próprio do Programa (modelo disponível no site do Programa – http://www.ppgmeioambiente.uerj.br e no Anexo III), que deverão ser entregues em envelopes lacrados no momento da inscrição ou enviados pelo avaliador, por e-mail, para ppgmeioambiente@gmail.com
h) Proposta de projeto de pesquisa: impresso e em versão digital (gravado em cd e no formato .doc ou .docx devidamente identificados com nome do candidato e título do projeto), vinculado a uma das Linhas de Pesquisa do Programa e destacando seu caráter interdisciplinar, com um total de 06 a 09 páginas (fonte Arial, tamanho 12, margem de 2,5 cm, espaçamento de 1,5 cm e folha tamanho A4) contendo: Apresentação, Problematização, Justificativa, Objetivos, Referencial Teórico, Métodos, Cronograma, Viabilidade de Execução, Resultados Esperados e Referências (ver modelo no Anexo VIII).
i) Carta de aceite de orientação de docente do PPGMA (O candidato deverá definir previamente o orientador e realizar contato direto, com antecedência, para obtenção da carta de aceite – Anexo VII).
j) Carta de intenção justificando sua motivação para a escolha do Programa.
k) Candidatos estrangeiros deverão apresentar adicionalmente:
k.1) cópia do diploma de Mestrado, assim como o histórico escolar completo, com vistos consulares brasileiros e tradução juramentada no Brasil (não é necessário traduzir se for inglês, francês ou espanhol);
k.2) cópia do passaporte válido com visto de entrada no Brasil, se cabível.
Candidatos brasileiros com diploma de pós-graduação emitido no exterior deverão apresentar originais e cópias do diploma e histórico escolar, ambos com vistos consulares brasileiros e tradução juramentada no Brasil (não é necessário traduzir se for inglês, francês ou espanhol).
Obs.: Se o país da titulação for signatário da Convenção Sobre a Eliminação da Exigência de Legalização de Documentação Públicos Estrangeiros, o diploma deverá ter apostila do consulado daquele país (Decreto 8.660/2016 de 29 de janeiro de 2016). Se o país da titulação não for signatário do referido tratado, o diploma deverá ter o visto do consulado daquele país. A lista dos países signatários do tratado encontra-se disponível em http://www.cnj.jus.br/poder-judiciario/relacoes-internacionais/convenção-da-apostila-da-haia.
l) Caso o candidato opte por concorrer pelo sistema de cotas estabelecido nas Leis Estaduais nº 6.914/2014 e nº 6.959/2015, deverá adotar os seguintes procedimentos:
l.1) declarar a sua condição de carência socioeconômica e optar por um único grupo de cotas no requerimento de inscrição (Anexo II);
l.2) preencher, de acordo com as instruções específicas disponíveis, o Formulário de Informações Socioeconômicas e entregá-lo, juntamente com a documentação comprobatória da carência econômica e da sua opção de cota, em envelope lacrado (as instruções e documentação específica para concorrer às vagas reservadas pelas Leis Estaduais nº 6.914/2014 e nº 6.959/2015 estão estabelecidas no item 2 deste Edital).

Programa

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Coordenação

Profª. Lena Geise

Instrutores

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Criterio de avaliação

a) Exame de proficiência em língua inglesa;
b) Prova escrita;
c) Análise de Curriculum Vitae;
d) Análise da proposta do projeto de tese;
e) Apresentação oral do projeto;

Local

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Carga Horária

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Período de Realização

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Horário

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Valores

Taxa de inscrição: R$ 100,00